segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Suplementos







Em breve estarão disponíveis listas de suplementos de acordo com as necessidades (ex: ganho de massa, queima de gordura, etc)

Se você tem dificulade de ganhar peso: COBAVITAL, COBAGLOBAL, ENZICOBA - aumenta o apetite, é um anabólico natural sem contra indicações.
Deve-se observar que para se ter ganho de massa devemos ingerir cerca de (1 - 2) X de seu peso em proteínas (g) diariamente.


Creatina Monohydratada - O que é e como funciona



OS MELHORES PRODUTOS DO MERCADO, segundo os especialistas:

Dr. Perini - farmacêutico bioquímico da aeronáutica e diretor da Bodylab Manipulação e Produtos Naturais.

Dr. Hélio Ventura - médico ortomolecular e responsável pela preparação suplementar de vários atletas de jiu-jitsu.

Dr. Roberto Borlido - um dos diretores do novo Centro de Aperfeiçoamento Nutricional, localizado na Barra da Tijuca.

Bill Philips - CEO da EAS, laboratório responsável pela fabricação de muitos produtos com crédito no mercado.


Dr. Perini

Na opinião do Dr. Perini, para se indicar o uso de suplementos alimentares, devem ser analisados os fatores principais tais como alimentação, objetivo do treinamento e o descanso. Em função de tais fatores, costuma-se indicar os hiperprotéicos (Metrx, Lean Body, RxFuel ou Myoplex) geralmente associados com o HMB, a Creatina Monohydratada, as Multivitaminas ou Multiminerais com ação antioxidante (Maxilife, Daily Formula, e etc.), os aminoá-cidos de cadeia ramificada (BCAA's) os agentes lipotrópicos ou metabolizadores de gordura (Fatburners, Carnitina, Endurox) ou os termogênicos (Ripped Fuel, Ripped Fast II), os anticatabólicos (Power Fuel, Anticatabolic Fuel ou Anticatabolic Universal), os hipercalóricos (Gainers 2500 e Gain Fast 1100) e muitas vezes alguns aminoá-cidos isolados como a glutamina, a arginina, ornitina e outros.


Dr. Hélio Ventura

O Dr. Hélio Ventura, que cuida de atletas como Alexandre Carneiro, o "Soca" e Roberto Magalhães, o "Roleta", lembra que para se fazer uma boa suplementação, é fundamental a boa alimentação e o bom treinamento, e avisa que todos os suplementos, usados inadequadamente, podem prejudicar ao invés de ajudar. Recomenda a consulta a nutrólogos e médicos ortomo-leculares ligados à medicina de exercícios.

Aí vai sua lista: Creatina no modo de monohydrato, continua sendo o suplemento de melhor relação custo/benefício, desde que utilizado adequadamente. É considerado um anabolizante saudável na suplementação esportiva, mas 4 em 5 pessoas não respondem ao tratamento. Existem algumas estratégias para facilitar e melhorar o uso.

HMB-Resposta boa no ganho de massa, e no mecanismo anti-catabólico.

L-Carnitina-Importante no transporte dos ácidos graxos e com efeito poderoso de queima de gordura em quem faz exercícios aeróbicos intensos. Difícil de ser encontrada pura, muitas vezes é misturada com a D-Carnitina, que é prejudicial ao processo de queima de gordura. A L-Carnitina é utilizada pela medicina em cardiologia e misturada ao leite de bebê

Antioxidantes-Os mais importantes suplementos para quem faz exercícios por mais de 40 minutos em mais de 4 x por semana, atuam na liberação dos radicais livres. São importantes para saúde, não diretamente para performance. Neles se enquadram as Vitaminas C, E, Betacaroteno e Coenzima Q-10 (primeira linha de defesa dos músculos contra os radicais livres) (Ciclo Q-E-C) N-Acetil-Cisteína, é um antioxidante com efeito anabolizante, precursor do mais importante antioxidante - o ácido lipóico - único a combater todas as formas de radicais livres.

Omega-3-Gordura essencial importantíssima para o atleta na prevenção de lesões e defesa contra inflamações musculares e articulares.

Phosphato de Sódio-Para atletas que fazem esporte anaeróbico, atua com redutor de ácido láctico.

Phosphagain-Único suplemento alimentar múltiplo de comprovado efeito, de acordo com o international journal of sports nutrition. BCAA e Glutamina-Aminoácidos que auxiliam no processo anticatabólico.



Dr. Roberto Borlido

O Dr. Roberto Borlido, que além da medicina esportiva, é especialista em acupuntura e mesoterapia, dá um macete extra: "os suplementos devem ser associados à técnicas de relaxamento e exercícios de alongamento, para diminuição do stress. É importante para o atleta intercalar com sua atividade esportiva principal outras atividades prazerosas, por exemplo, quem luta, praticar surf, e etc." e dividiu sua lista por objetivos:

Para uso geral:
Antioxidantes: vitamina C, E, Selenium, Ácido Lipóico, Glutathion (N-Acetil-Cisteina)
Minerais: (cálcio, magnésio, zinco e cobre)

Para ganho de massa muscular:
Creatina, Glutamina, Taurina, HMB (utilizado pela equipe olímpica norte-americana pelos efeitos anti-catabólicos), Whey Protein e Substituidores de Refeição (MRP's)

Para perda de peso e atuam também como desfatigantes:
Carnitina, Cromo picolinato, Pyruvato, Vanadyl-Sulfato

Para controle do stress:
Phosphatidyl, Serina, 5-Hidrox-triptofano (5HTP)

Proteção das Articulações:
Sulfato de Glicosamina, Condroitina



Bill Philips

Já na terceira edição do livro Sports Supplement Review, o conceituado Bill Philips - diretor da EAS, um dos maiores laboratórios norte-americanos, e editor da Muscle Media 2000, uma das melhores revistas do mercado - enumera os dez melhores e mais populares suplementos para atletas, em ordem de preferência. Segundo Philips, estes produtos não irão te deixar na mão, e qualquer atleta sério deve experimentá-los.

Creatina Monohydratada + Carbs: considerado o suplemento com maior resultado em ganho de tamanho e força. Notem que Bill adiciona o Carbs à creatina para colocá-la como o melhor suplemento. Isto é porque, como vimos em GM 13, testes evidenciam que consumir junto com a creatina algum liberador de insulina como dextrose melhora em muito os efeitos do complemento.

Whey Protein - Sem proteína, não se constrói músculos, e a Whey Protein, ou proteína do soro do leite, é considerada a proteína com melhor relação custo benefício no mercado de suplementos. Maior detalhamento em GM no 15.

HMB - O suplemento beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB), que abordamos separadamente em GM 17, é um dos mais populares suplementos do mercado atual, junto à creatina, whey protein e os subs-tituidores de refeição (MRP's)

Cafeína/Efedrina/Aspirina ou ervas equivalentes - Para o objetivo de perda de peso, este coquetel, apesar de controverso, é uma das maneiras mais utilizadas pelos atletas norte-americanos no cumprimento desta meta. Não é recomendável o uso desta associação sem consulta de especialistas.

Suplementos de Proteína e Carbohydratos pós-exercícios - Em uma área tão polêmica, este é um dos ponto mais seguros: uma maneira garantida de melhorar a recuperação, estimular os níveis de energia e acelerar o crescimento muscular é simplesmente tomar um suplemento rico em carbohydratos e proteínas após o treino.

Glutamina - Considerado o mais importante aminoácido para atletas, pois seu corpo não produz glutamina suficiente para atender à demanda provocada pelo stress de um treinamento puxado. Aguardem matérias futuras sobre este aminoácido.

Antioxidantes - Como o uso destes suplementos tem sido extremamente populares pelo sedentário, normalmente os atletas tendem a achar que não se aplicam a eles. Não é verdade, os antioxidantes são importantes para diminuir a quantidade de radicais livres que danifica as células após os exercícios, e isto pode resultar no efeito indireto de melhorar o seu tempo de recuperação, fortalecer o sistema imunológico, e etc.

Vitaminas e Minerais - Como os anti-oxidantes, não são excitantes, mas vitalmente importantes. Se o seu corpo apresenta deficiências de vitaminas, obviamente não conseguirá assimilar adequadamente outros suplementos.

Meal-Replacement Powders (MRP's) ou Substituidores de refeição - É o melhor "fast food" para atletas. Rapidamente você pode fazer um refeição, por um preço barato e de muito melhor nutrição que o hambúrguer com refrigerante encontrado nos tradicionais fast foods. Explanamos mais estes "saquinhos milagrosos" em GM 14.

Gorduras Essenciais - Dizer simplesmente que gordura faz mal é errado. Existem gorduras boas e más, e algumas delas são essenciais para o organismo, sem mencionar a melhora no aumento muscular e no metabolismo das outras gorduras. As gorduras saturadas fazem mal e não servem para nada de útil, exceto serem queimadas como energia. Mas as não saturadas, são consideradas essenciais, como o omega-6 e omega-3.

seja o primeiro a comentar!